Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CARRIS reabre miradouro no topo do Elevador de Santa Justa (22.07.2010)

Ir para baixo

22072010

Mensagem 

Carris CARRIS reabre miradouro no topo do Elevador de Santa Justa (22.07.2010)




CARRIS reabre miradouro no topo do Elevador de Santa Justa

O Terraço do Elevador de Santa Justa, a melhor vista sobre a cidade de Lisboa, a cidade das sete colinas, reabriu ao público depois de algumas obras de melhoramento. Não perca a inauguração deste espaço com animação realizada por Artistas do Chapitô, entre os dias 22 e 24 de Julho (5ª feira a Sábado).
Visite o Elevador de Santa Justa.

História do Elevador:
O Elevador de Santa Justa, tem 108 anos (celebrados no passado dia 10 de Julho) e é um dos monumentos mais emblemáticos da Baixa Lisboeta. Desde Fevereiro de 2002, que é considerado Monumento Nacional.
Este Elevador foi projectado pelo Eng.º Raul Mesnier de Ponsard (aluno de Gustav Eiffel), apresenta um design neo-gótico romântico, originariamente, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração: a Empresa do Elevador do Carmo.
Os trabalhos de construção tiveram início em 1900 com a remoção de terras nas Escadinhas de Santa Justa, mas um dos seus momentos mais marcantes, data de 31 de Agosto de 1901, aquando foi inaugurado o passadiço destinado a estabelecer a ligação entre o topo do Elevador (que subia da R. do Ouro) ao Largo do Carmo.
Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade, foi a inauguração, pela CARRIS, do serviço de carros eléctricos.
Em 1907 começou a trabalhar a energia eléctrica. Feito inteiramente de ferro fundido e enriquecido com trabalhos em filigrana, o elevador dentro da torre sobe 45 metros e leva 45 pessoas em cada cabine.

In: http://www.carris.pt/pt/noticias/2010/carris-reabre-miradouro-no-topo-do-elevador-de-santa-justa/
SMTCB-Fórum
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos