Carris ajusta 26 carreiras e reformula 13 (24.06.2010)
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Carris ajusta 26 carreiras e reformula 13 (24.06.2010)
Terceira fase da Rede 7
Carris ajusta 26 carreiras e reformula 13
Na sequência do prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa, da Alameda a S. Sebastião, que teve como consequência a diminuição ao nível da procura no transporte de superfície, a Carris procedeu a ajustamentos em algumas das suas carreiras, implementando a partir do próximo sábado, dia 26, a terceira fase da Rede 7.
A reestruturação abrange desta vez 26 carreiras. Desse total, sete têm modificação de percurso, outras seis têm alteração ao nível da frequência, três delas com reforço em períodos do dia com maior procura, enquanto nas restantes 13 houve apenas uma alteração da numeração (como, de resto, nas anteriores).
O objectivo da implementação desta terceira fase da Rede 7 consiste numa melhor articulação e menor sobreposição com a rede de metropolitano, garantindo alternativas de transporte à superfície, bem como o reforço das ligações transversais e circulares na cidade. «Não concordamos com algumas teorias de que não deveriam haver carreiras de autocarros por cima da rede de metropolitano», afirma José Maia, director de operações da Carris. «Tem de haver alternativas à superfície», acrescenta. O responsável adianta que a implementação da Rede 7, cuja primeira fase ocorreu em Setembro de 2006 e a segunda em Janeiro de 2008, tem procurado melhorar a qualidade do serviço prestado a Lisboa, reafectando os meios libertados a áreas da cidade ou ligações não servidas pelo metropolitano, melhorando a respectiva oferta. Tal como anteriormente, a Carris irá manter ao serviço idênticos meios humanos e materiais.
No âmbito desta terceira fase da Rede 7, a carreira 716 (antiga 16) vai ser encurtada a S. Sebastião, o mesmo sucedendo com a 713 até ao Arco Cego, a 718 até à Alameda D. Afonso Henriques, a 740 (antiga 40) até à Praça de Londres e a 49 até Entrecampos (passando a realizar-se apenas aos dias úteis. A Carris assegura que os troços que deixam de ser realizados continuam a ser assegurados, total ou parcialmente, por outras carreiras e/ou pela rede do Metropolitano de Lisboa.
Por sua vez, as carreiras 778 (78) e 796 (106) alteram os percursos nas zonas do Alto da Faia e Galinheiras, respectivamente, enquanto nas carreiras 723, 738 e 758 se verifica um reforço da oferta de serviço em certas horas do dia para ajustamento à procura. O inverso ocorre com as carreiras 21, 39, e 753 (53) devido à diminuição da procura.
A quarta fase da Rede 7 deverá ocorrer no próximo ano, após a inauguração do prolongamento do Aeroporto da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa, o que deverá suceder em Julho de 2011.
Em termos de renovação de frota, a Carris vai começar a receber, no próximo mês os 30 autocarros articulados Mercedes-Benz Citaro, adjudicados à EvoBus Portugal, permitindo à empresa diminuir a idade média da frota para 6,5 anos. Em termos de investimentos futuro e atendendo à conjuntura financeira actual, as novas aquisições irão sofrer atrasos, pelo que é expectável que a idade média da frota aumente um ano em 2011.
“Passe 12, Pague 10”
Na apresentação da terceira fase da Rede 7, a Carris revelou que os novos títulos de transporte anuais “Passe 12, Pague 10” irão começar a ser comercializados a 1 de Julho. O título anual de transporte Urbano custa 228,50 euros e o Rede tem um preço de 280,00 euros.
O serviço de envio de mensagens SMS sobre os tempos de espera nas paragens passou a ser denominado “SMS ao Minuto” e deixou de ser um serviço de valor acrescentado, passando as mensagens a ser cobradas de acordo com o tarifário normal.
In: http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=3454
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Re: Carris ajusta 26 carreiras e reformula 13 (24.06.2010)
O serviço de envio de mensagens SMS sobre os tempos de espera nas paragens passou a ser denominado “SMS ao Minuto” e deixou de ser um serviço de valor acrescentado, passando as mensagens a ser cobradas de acordo com o tarifário normal.
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