Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Arquivo] Noticias Transporte Ferroviário

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

10072009

Mensagem 

[Arquivo] Noticias Transporte Ferroviário - Página 2 Empty [Arquivo] Noticias Transporte Ferroviário




Imprimir a Noticia

SMTCB-Fórum
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

[Arquivo] Noticias Transporte Ferroviário :: Comentários

SMTCB-Fórum

Mensagem Dom 6 Set 2009 - 20:21 por SMTCB-Fórum


“PASSEIOS DE DOMINGO PELO PATRIMÓNIO” - BARREIRO
Visita ao Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento

ML



A Câmara Municipal do Barreiro convida a população a visitar o Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento no âmbito da iniciativa “Passeios de Domingo pelo Património”.

Esta visita está marcada para dia 30 de Agosto, mas os interessados devem fazer a sua inscrição na semana de 24 a 28 de Agosto.

Prevê-se que o Passeio decorra entre as 8h00 (saída do Barreiro) e as 16h00, sendo que o almoço é livre. Para Inscrições e/ou informações adicionais contacte o Sector do Património e Museus da CMB a funcionar no Convento da Madre de Deus da Verderena (Freguesia do Alto do Seixalinho), no seguinte horário:. Segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerra aos fins-de-semana e feriados.O número de contacto telefónico é o 21 214 87 65.

À semelhança do que aconteceu no mês de Julho, também o destino em Agosto foi escolhido tendo em conta as comemorações dos 150 Anos do Caminho-de-ferro no Barreiro, que o Município se encontra a assinalar.Recorde-se que os “Passeios de Domingo pelo Património” são promovidos, mensalmente, pela Câmara Municipal do Barreiro, no último domingo de cada mês.


In Rostos


20.08.2009 - 21:20
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Ter 17 Nov 2009 - 14:55 por SMTCB-Fórum



Inauguração da extensão da Linha Vermelha a S. Sebastião
Metropolitano de Lisboa

ML



O prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa, entre as estações de Alameda, Saldanha e S. Sebastião, vai ser inaugurado no sábado. A obra representou um investimento de 210 milhões de euros e permite a ligação entre as linhas Verde, Amarela e Azul. Com esta extensão, a rede do Metropolitano de Lisboa passa a ser constituída por 52 estações em quatro linhas: Azul (Amadora Este – Santa Apolónia), Amarela (Odivelas – Rato), Verde (Telheiras – Cais do Sodré) e Vermelha (Oriente – S. Sebastião). Os planos de expansão da rede compreendem os prolongamentos das linhas Vermelha (Oriente – Aeroporto), Azul (Amadora Este – Reboleira) que já estão em obra, ao que se juntam outros dois anunciados recentemente pelo Metropolitano de Lisboa: prolongamento da Linha Azul até ao Hospital Amadora – Sintra, que poderá custar 214 milhões de euros, e a expansão da Linha Amarela de Odivelas a Loures, num investimento de 565 milhões de euros. De fora destes planos de expansão do Metropolitano de Lisboa ficam bairros localizados no casco urbano da capital como Benfica, Alcântara, Ajuda, Alfama, Sapadores, entre outros, como de resto é recomendado pela proposta de revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa, que foi elaborada pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.


In Transportes em Revista


28.08.2009 - 19:57
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Qua 2 Dez 2009 - 19:39 por SMTCB-Fórum


Metro é o transporte preferido dos lisboetas
Segundo estudo do IPQ

ML



O Metropolitano de Lisboa (ML) é o operador de transporte público que reúne maior índice de satisfação junto dos clientes, revela um estudo coordenado pelo Instituto Português de Qualidade (IPQ) e que obedece ao modelo ECSI – Portugal ((European Costumer Satisfaction Índex – Portugal). O Metro apresentou “um desempenho superior à média nas variáveis determinantes da Satisfação do Cliente” revela a empresa, originando a conquista, pelo quarto ano consecutivo, do primeiro lugar no índice de Satisfação do Cliente referente ao ano de 2008, com um aumento de resultados relativamente ao ano anterior. O estudo envolveu a avaliação de um conjunto de operadores de transporte público de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa. A metodologia desenvolvida pelo modelo ECSI consiste na especificação de um modelo dinâmico constituído por um conjunto de indicadores (Imagem, Expectativas, Qualidade apercebida, Valor apercebido, Satisfação, Reclamações e Lealdade) que calcula os valores para cada variável e relaciona-as entre si. Os índices das variáveis foram apresentados numa escala de 1 a 10. Relativamente ao índice de Satisfação, o indicador central do presente modelo, o ML obteve a melhor pontuação (7,38) relativamente aos restantes operadores. Neste indicador, foram objecto de análise variáveis como “satisfação global com a empresa”, “satisfação comparada com as expectativas (realização das expectativas)” e “comparação da empresa com a empresa ideal”. Na vertente em que se questiona se o Metropolitano de Lisboa é o Operador de transporte ideal, os clientes atribuíram uma classificação de 7,5 pontos. A contribuição positiva deste meio de transporte para a sociedade e a rapidez nas deslocações, foram variáveis com valores superiores a 8 pontos. "O reduzido tempo de espera, a segurança nas deslocações, a diversidade de percursos, a cobertura da rede, a diversidade de horários, a diversidade de produtos e serviços, a diversidade de títulos de transporte e a sua facilidade de aquisição foram variáveis igualmente avaliadas com elevada pontuação pelo Cliente do Metropolitano, com valores que se inserem entre 7,2 e 7,7 pontos numa escala de 1 a 10" adianta o ML


In Transportes em Revista


04.11.2009 - 11:30
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Qua 2 Dez 2009 - 19:40 por SMTCB-Fórum


Metro de Lisboa obtém certificado de qualidade
Transporte Público de Passageiros

ML



O Metropolitano de Lisboa obteve a certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade relativo ao Serviço Público de Passageiros na rede do metro, segundo a norma NP EN ISO 9001/2008, atribuído pela SGS ICS – Serviços Internacionais de Certificação.A distinção constitui um reconhecimento formal do esforço realizado pelo Metropolitano de Lisboa em prol da qualidade do serviço de transporte público de passageiros. A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade atesta que a empresa cumpre todos os requisitos da norma ISO 9001, e que incorpora nas suas actividades princípios de gestão tão importantes como a focalização nos clientes tendo sempre em vista a sua satisfação, a liderança, através do estabelecimento de metas comuns, o envolvimento dos colaboradores e a melhoria contínua do serviço prestado.De referir que o Metropolitano de Lisboa, já possui, desde Abril de 2005, a certificação do sistema de Qualidade da Exploração Industrial (no âmbito da Manutenção e recepção do Material Circulante, Consultoria Técnica no Âmbito de Especificações e Aquisição e Fiscalização de Serviços) pela Norma NP EN ISO 9001:2000.

A empresa continua a avançar com um projecto de implementação com base em cinco sistemas normativos, incluindo a certificação em Responsabilidade Social. Neste sentido, alcançará um lugar de liderança no que respeita à Sustentabilidade, tornando-se a primeira Empresa Pública de Transporte de Passageiros a implementar um Sistema Integrado de Certificação.


In Transportes em Revista


04.11.2009 - 11:30
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Dom 3 Jan 2010 - 13:40 por SMTCB-Fórum



“OLHAR O BARREIRO... de Outro Modo”
Resulta em levantamento fotográfico da Rota Industrial do Concelho do Barreiro

CP



O enorme sucesso alcançado pela Exposição “Olhar o Barreiro... de Outro Modo”, resultado da 1ª edição do Workshop de Fotografia “Olhar a Fotografia... de Outro Modo”, ministrado pelo presidente da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica (APAF), António Lopes, deu origem ao lançamento de um novo desafio para o grupo de trabalho: o Levantamento Fotográfico da Rota Industrial do Barreiro.

Durante cerca de nove meses, mais de uma dezena de alunos percorrerão a Rota Industrial do Barreiro, com o acompanhamento técnico da APAF e apoio da Câmara Municipal do Barreiro.

Até à presente data, os alunos já percorreram os bairros operários, o território da Quimiparque, as Oficinas da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário e efectuaram uma visita à Ilha do Rato, a bordo do Varino Pestarola (embarcação tradicional pertença do Município).

Este desafio culminará na organização de uma exposição no Auditório Municipal Augusto Cabrita e na edição de um catálogo, previsto para meados de Abril de 2010.

O trabalho deste grupo pode ser acompanhado no blogue:

http://olharobarreirodeoutromodo.blogspot.com/.

Mais informações em: olharobarreiro@gmail.com


In Rostos


26.11.2009 - 12:04
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Dom 3 Jan 2010 - 13:41 por SMTCB-Fórum



Na Escola Secundária de Santo André - BARREIRO
Conferência "Os 150 Anos dos Caminhos de Ferro no Barreiro"

CP



O Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Secundária de Santo André , por iniciativa do Grupo de Filosofia, vai levar a efeito, hoje, quinta-feira, dia 26 de Novembro, pelas 20.30 horas, no Anfiteatro da ESSA, uma Conferência cujo tema é "Os 150 Anos dos Caminhos de Ferro no Barreiro".

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Secundária de Santo André , por iniciativa do Grupo de Filosofia, vai levar a efeito na próxima quinta-feira, dia 26 de Novembro, pelas 20.30 horas, no Anfiteatro da ESSA, uma Conferência cujo tema é "Os 150 Anos dos Caminhos de Ferro no Barreiro"..


In Rostos


26.11.2009 - 12:04
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Dom 3 Jan 2010 - 13:41 por SMTCB-Fórum



Barraqueiro ganha Metro do Porto
Relatório preliminar

Barraqueiro/MetroPorto



O consórcio “Via Porto” formado pelo Grupo Barraqueiro, Keolis, Mota-Engil e Arriva, ganhou o concurso para a subconcessão da operação e manutenção do Metro do Porto. Segundo a Lusa, o relatório preliminar que confirma esta decisão já foi enviado aos dois concorrentes (consórcios liderados pela Barraqueiro e Transdev), comunicando que “os atributos técnicos das duas propostas são semelhantes, sendo o preço o factor decisivo para o resultado do concurso”. Recorde-se que o consórcio do Grupo Barraqueiro apresentou uma proposta global de 35,834 milhões de euros, cerca de dois milhões abaixo da proposta entregue pelo consórcio da Transdev, que integra a Efacec e os operadores rodoviários Valpi Bus, Espírito Santo e Gondomarense. Fonte ligada ao processo revelou à Transportes em Revista que «a decisão ainda não é definitiva, uma vez que após a recepção do relatório preliminar, os dois concorrentes têm um prazo de dez dias para se pronunciarem sobre a avaliação realizada pelo júri» Ao que a Transportes em Revista conseguiu apurar, a decisão do júri foi unânime. A decisão final deverá ser conhecida no início de Dezembro.


In Transportes em Revista


26.11.2009 - 00:00
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Dom 3 Jan 2010 - 13:42 por SMTCB-Fórum


 


MST aumentou em 50% número de passageiros
30 mil passageiros/dia

MTS



Um ano depois da primeira fase do Metro Sul do Tejo ter entrado em funcionamento, a empresa registou, em 2009, um aumento de passageiros na ordem dos 50 por cento. Recorde-se que o MST arrancou com a ligação Corroios/Cova da Piedade e só mais tarde abriu o troço de ligação à Universidade do Monte da Caparica. Há um ano ficaram concluídas as obras do troço Cova da Piedade/Cacilhas, concluindo-se assim a primeira fase do MST. Segundo José Luís Brandão, presidente da empresa “arrancámos há um ano com 20 mil passageiros por dia. Conseguimos chegar aos 30 mil, é um resultado bastante positivo”. O responsável revelou ainda que apesar deste crescimento, o MST está ainda abaixo dos números previstos no contrato de concessão, “mas é uma situação normal que estava prevista. Esta actividade tarda em impor-se em velocidade cruzeiro” revelou.


In Transportes em Revista


30.11.2009 - 00:00
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Qui 4 Mar 2010 - 14:26 por SMTCB-Fórum

Vendas de carteiras de passe revertem para plantar árvores
fertagus

fertagus



Desde o passado dia 1 de Dezembro cada cliente que comprar uma carteira Fertagus para o Cartão Lisboa Viva estará a contribuir com € 0,50 para a plantação de árvores com 30 anos de protecção. Esta é mais uma campanha desenvolvida pela Fertagus, em parceria com o projecto Floresta Unida. Estas árvores irão ser plantadas por funcionários da Fertagus e da Floresta Unida, em locais públicos e áreas afectadas por vários problemas, no entanto a iniciativa está também aberta à população em geral. As carteiras de passe irão continuar a ser oferecidas aos novos clientes, sendo vendidas aquelas solicitadas pelos clientes. No final da campanha, a Fertagus irá revelar o local de plantação das árvores e as espécies nele plantadas.


In Transportes em Revista


02.12.2009 - 18:52
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Qui 4 Mar 2010 - 14:35 por SMTCB-Fórum

Eléctrico de Natal volta aos carris
LISBOA

Carris



Pelo vigésimo nono ano consecutivo, a Carris lança a campanha Eléctrico de Natal, que estará em vigor desde 2 de Dezembro até 19 do mesmo mês. A empresa espera transportar cerca de 8 mil crianças, durante os 17 dias em que esta acção decorrerá. Como em anos anteriores, a campanha destina-se essencialmente às escolas, que após inscrição poderão realizar, gratuitamente, a sua viagem natalícia. O Eléctrico de Natal funciona de segunda a sexta-feira, das 9H30 às 17H00. Aos sábados a primeira viagem tem início às 10:H00 e a última viagem às 11:00h. De acordo com a operadora “esta campanha será realizada em novos moldes de forma a ir de encontro à nova imagem da Carris, reforçando, por um lado, os objectivos que se visam alcançar e integrando, por outro lado, um novo conceito corporativo da imagem, intitulado, “CARRIS Presente”, a qual passará a integrar todas as iniciativas de cariz social e de solidariedade que a Empresa venha a desenvolver oportunamente”. Este ano, a “Jerónimo Martins” associou-se à organização desta campanha solidária, distribuindo os 8 mil lanches para as crianças, sendo, também, distribuídos, pela Empresa “Zero a Oito”, 8 mil livros das mais variadas personagens de séries infanto-juvenis e juvenis.


In Transportes em Revista


30.11.2009 - 00:00
Imprimir a Noticia


Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Qui 4 Mar 2010 - 14:36 por SMTCB-Fórum

Porto poderá ter nova linha de eléctricos
Na Rua Mouzinho da Silveira

Porto



Câmara Municipal do Porto está a avaliar um estudo de mobilidade, elaborado pela empresa Tremno a pedido da sociedade “Porto Vivo”, que prevê a possibilidade de construção de uma nova linha de eléctricos na Rua Mouzinho da Silveira. Orçada em 2,19 milhões de euros a construir pela STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto irá unir a Praça do Infante à Estação de S. Bento, dando continuidade à linha 1 (Passeio Alegre – Infante), ligando à Rua 31 de Janeiro e à circular (linha 22) do eléctrico histórico que parte da Batalha para o Carmo. Com a extensão do percurso a Lóios e a S. Bento, a procura da linha 1 irá ser significativamente reforçada, uma vez que a procura dos autocarros da STCP que circulam na Rua Mouzinho da Silveira é de quatro mil passageiros. Se tudo correr de acordo com os planos da Câmara Municipal do Porto e da STCP, os eléctricos poderão voltar a subir aquela artéria em Junho de 2012.


In Transportes em Revista


02.12.2009 - 18:52
Imprimir a Noticia


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos