Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Arquivo] Noticias Transporte Maritimo

Ir para baixo

10072009

Mensagem 

[Arquivo] Noticias Transporte Maritimo Empty [Arquivo] Noticias Transporte Maritimo




Imprimir a Noticia
SMTCB-Fórum
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

[Arquivo] Noticias Transporte Maritimo :: Comentários

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:18 por SMTCB-Fórum


transtejo no passado
Exposição “Travessia no Tempo”

DESVIOS


A Exposição “Travessia no Tempo, uma viagem pela história da Travessia Fluvial do Tejo” estará patente ao público, de 16 a 28 de Setembro, no Fórum Romeu Correia, em Almada.

Esta exposição pretende ser uma viagem ao passado e um encontro com as memórias de milhares de passageiros que diariamente e durante 30 anos, fizeram dos barcos da Transtejo um meio de transporte com história.

Ao longo da exposição poderemos encontrar ambientes distintos com textos ilustrados com fotografias, diversos objectos que remetem para o universo náutico da Transtejo e a apresentação cronológica dos momentos mais marcantes e expressivos da história da empresa.

De acordo com João Pintassilgo, Presidente da Transtejo, “ Esta exposição vai permitir recordar pessoas, lugares e viagens que ao longo do tempo fizeram da Transtejo uma empresa de Transportes Fluviais que reflecte as constantes mudanças da história do nosso país.”



In Transtejo.pt


12.9.2008 - 23:56
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:20 por SMTCB-Fórum

informação de greve
Dia 1 de Outubro

DESVIOS


Por motivo de greve, convocada pela federação dos sindicatos de transportes e comunicações, poderão ocorrer algumas perturbações ou suspenções nas ligações fluviais:

Dia 1 de Outubro
das 14h00 - ás 16h00



In Transtejo.pt


30.9.2008 - 23:58
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:21 por SMTCB-Fórum


Conciliação falhada motiva novas greves
31 Outubro e 3, 4 e 5 de Novembro

GREVE


Devido às “respostas insuficientes” recebidas da parte da Administração da Soflusa, foram convocadas novas greves na ligação fluvial da empresa entre o Barreiro e Lisboa pelos quatro sindicatos de trabalhadores. As datas já estão marcadas para os dias 31 de Outubro e 3, 4 e 5 de Novembro.


Teve lugar, no passado dia 16, a quarta reunião de conciliação no Ministério do Trabalho, tendo estado presentes a empresa Soflusa e três dos quatro sindicatos representativos dos trabalhadores – de fora tem ficado o Sindicato dos Trabalhadores Fluviais e Costeiros da Soflusa por defender negociações “directas”, segundo o dirigente, Albano Rita. Segundo o representante do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário no Barreiro, José de Almeida, as reuniões levadas a cabo visavam “uma tentativa de conciliação para ultrapassar o problema”, após a empresa “ter interrompido as negociações directas e ter dado o processo por encerrado”.

Os motivos para as novas greves convocadas para os dias 31 Outubro e 3, 4 e 5 de Novembro “são os mesmos”. Segundo José de Almeida, a administração da empresa tem feito declarações “com ténues mexidas na sua proposta, mas sem dar resposta às questões de fundo, ou que apontem para uma valorização dos salários reais, ou respostas concretas a muitas das questões colocadas pelos sindicatos”.

Na perspectiva do sindicalista, as posições da empresa “estão aquém de valores que a Soflusa já teve na mesa de negociação e, por outro lado, continua a ser omissa a muitas das propostas sindicais”. A não existência de conciliação leva a que continuem a “haver grandes divergências que contribuem para que continuem a existir greves”, admite José de Almeida. Por este motivo, no dia 31 de Outubro e 3 de Novembro, a greve será de 24 horas para os agentes comerciais; nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, de duas horas nas horas de ponta da manhã e da tarde.

Acusando a “grande falta de compreensão da Soflusa”, José de Almeida admite que “se a empresa quisesse resolver o problema só com o dinheiro gasto nos alternativos o teria feito”. Já o presidente do Conselho de Administração da Soflusa, João Pintassilgo, defende que “a administração da empresa está bastante preocupada com este conflito laboral, o qual está a causar significativos prejuízos aos clientes/utentes, à empresa e à imagem do serviço público de transportes”.

Segundo declarou ao JB, “a empresa tem um significativo défice de exploração, sendo os custos com pessoal um dos factores com maior peso, não tendo condições financeiras para satisfazer parte das reivindicações sindicais”. Por outro lado, “algumas delas, a serem aceites, colocavam em causa o equilíbrio salarial entre as várias categorias profissionais existentes na empresa, começando nos marítimos (Mestres, Maquinistas, Marinheiros) e acabando no pessoal de terra”.

Lamentando haver “sindicatos que se recusam a ter uma visão global das questões laborais”, João Pintassilgo afirma que “compete à gestão ter essa visão global dos problemas e respectivas implicações”. Essa deve, aliás, ser uma gestão feita “com rigor, com equilíbrio e com bom senso”, pois “só assim é possível salvaguardar o interesse público”.

Questionado sobre quando os utentes poderão ver um 'fim à vista' deste 'braço de ferro', João Pintassilgo respondeu que “por parte da empresa não existe qualquer ‘intransigência ou inflexibilidade’, existe sim uma intransigente defesa do transporte público em conciliação com critérios de equidade na afectação dos recursos financeiros disponíveis, nomeadamente ao factor trabalho”. Garantindo que também a Soflusa está “a fazer um grande esforço para se chegar a acordo, apresentando propostas pontuais de melhoria”, o presidente do Conselho de Administração admite que “por parte da empresa este conflito laboral não tinha sequer começado”.

João Pintassilgo apela assim a que o Sindicato dos Fluviais – “o mais representativo do pessoal marítimo e que tem liderado estas greves” – demonstre igual disponibilidade para resolver a situação, comparecendo nas reuniões de conciliação e predispondo-se a “negociar com base em propostas realistas, exequíveis e adequadas à situação financeira da empresa”. A próxima está marcada para o dia 28, “provavelmente a última reunião da fase de conciliação”, na qual a empresa deposita “algum optimismo quanto à possibilidade de se chegar a um acordo entre as partes”.


In Jornal do Barreiro



24.10.2008 - 15:37
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:23 por SMTCB-Fórum



Novas Greves na Soflusa
Voltam a ter lugar nos dias 27 e 28 de Novembro e 2, 3 e 4 de Dezembro.

Greve Soflusa


"Já lá vão 10 dias de greve na Soflusa desde que a falta de acordo entre sindicatos e o Conselho de Administração da empresa deu lugar a um frente-a-frente para o qual ainda não se vê fim à vista. Novas greves voltam a ter lugar nos dias 27 e 28 de Novembro e 2, 3 e 4 de Dezembro."

Como resultado do último plenário realizado, o Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante agendou nova greve, de 24 horas, a decorrer nos dias 27 e 28 de Novembro na área comercial. Nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro, a greve decorrerá em duas horas por turno, na área marítima, auxiliares de terra e administrativos, afectando assim novamente as ligações fluviais entre as duas margens do rio.

Ler mais em: http://www.jornaldobarreiro.com.pt



In Jornal do Barreiro



24.11.2008 - 18:17
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:25 por SMTCB-Fórum


Assinatura de contrato de aquisição de novos Ferries da Transtejo
Retomar o transporte de passageiros na ligação Cacilhas – Terreiro do Paço

Percurso


"A Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, presidiu hoje à assinatura do contrato de aquisição de dois novos Ferries entre a Transtejo e o estaleiro português Navalria.
Este investimento terá o valor de 14 milhões de euros e pretende substituir os dois Ferries actualmente ao serviço, por duas novas embarcações para 360 passageiros sentados e 29 veículos, inserindo-se numa estratégia, a médio e longo prazo, de substituição da frota."


A aquisição dos dois novos ferries permitirá optimizar a frota, melhorando a qualidade, o conforto e a rapidez do transporte fluvial por ferry-boat. Uma nova realidade que terá um impacto positivo na gestão dos horários comerciais e nos níveis de oferta e adicionalmente permitir ajustamentos ao nível de gestão de frota. Estes navios irão dar condições à empresa para retomar o transporte de passageiros na ligação Cacilhas – Terreiro do Paço, logo que a evolução das obras em curso no Terminal Fluvial do Terreiro do Paço, o permitam.


In Rostos



25.11.2008 - 13:57
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:25 por SMTCB-Fórum


Greve nos barcos Barreiro- Lisboa
Soflusa assegura alternativos rodoviários e ferroviários

Greve


"Devido a uma greve, convocada pelos sindicatos representativos dos trabalhadores da Soflusa, a empresa informa que poderão ocorrer algumas perturbações ou supressões nas ligações fluviais nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro.

Nos dias 27 e 28 de Novembro poderão ocorrer também dificuldades na aquisição dos títulos de transporte devido à greve na área comercial."


Em comunicado a Soflusa refere que assegura alternativos rodoviários e ferroviários, nos dias de Greve 2, 3 e 4 de Dezembro.
Salienta a empresa que devido a uma greve, convocada pelos sindicatos representativos dos trabalhadores da Soflusa, a empresa informa que poderão ocorrer algumas perturbações ou supressões nas ligações fluviais, nos seguintes horários:



2, 3 e 4 de Dezembro | Perturbações ou supressões nas seguintes ligações

Barreiro – Terreiro do Paço
02H00 – 09H40
17H00 – 19H30

Terreiro do Paço – Barreiro
02H30 – 10H10
17h30 – 20h15

Nestes períodos, a empresa assegura os seguintes transportes alternativos: - Rodoviários entre Barreiro e Coina
- Ferroviário entre Coina e Lisboa.
Os últimos comboios com ligação aos alternativos têm partidas do Areeiro às 09h32 e às 19h42.
Nos dias acima referidos, os títulos de transporte da Soflusa são também válidos em todas as ligações da Transtejo.
Entretanto, nos dias 27 e 28 de Novembro poderão ocorrer também dificuldades na aquisição dos títulos de transporte devido à greve na área comercial. Os passageiros deverão dirigir-se às máquinas de venda automática ou antecipar a sua compra.


In Rostos



27.11.2008 - 10:22
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:31 por SMTCB-Fórum


Novas greves perante falta de acordo
Soflusa termina negociações “dividindo” sindicatos

Greve


"(...)Revelem-se os novos dias de greve: 24, 25, 31 de Dezembro e 1 de Janeiro da área comercial, durante 24 horas, afectando as bilheteiras; 5, 6 e 7 de Janeiro, da área marítima e auxiliares de terra, paralisando as ligações fluviais durante duas horas por turno, nos horários da manhã e da tarde.(...)"

Ler o Resto da Noticia e completa aqui:

http://www.jornaldobarreiro.com.pt/?lop=n_artigo&op=1679091c5a880faf6fb5e6087eb1b2dc&id=b2dc449578a4744a1684d3b0ea933702


In Jornal do Barreiro



19.12.2008 - 15:35
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:32 por SMTCB-Fórum


Barreiro - Greve na área comercial da Soflusa
A 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro

Greve


"Devido a uma greve, convocada por alguns sindicatos representativos dos trabalhadores da área comercial da Soflusa, para os dias 24, 25 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, a empresa informa que poderão ocorrer algumas dificuldades na aquisição de títulos de transporte."

Os passageiros durante estes dias, deverão dirigir-se às máquinas de venda automática ou antecipar a compra do título de transporte.Transtejo:

A Transtejo é uma empresa que resulta da nacionalização e fusão de diversos operadores de transportes fluviais ocorrida em 1975. Em 2001, adquire a Soflusa, outro operador de transporte fluvial, passando assim a assegurar a totalidade das ligações fluviais da Área Metropolitana de Lisboa.

Com 28 milhões de passageiros e 172 mil viagens por ano, o Grupo Transtejo /Soflusa serve directamente cinco municípios: Montijo, Barreiro, Seixal, Almada e Lisboa e, indirectamente, outros municípios próximos como a Moita, Alcochete, entre outros. A empresa tem, desde final de 2007, 534 trabalhadores, distribuídos pelas áreas operacionais, manutenção, técnica e administrativa e tem uma frota constituída por 36 navios, dos quais 20 são catamarãs, 2 ferries e 14 navios convencionais.


In Rostos



23.12.2008 - 05:17
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:33 por SMTCB-Fórum


Barreiro - Greve Soflusa
Nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro de 2009

Greve


"Nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro de 2009, podem ocorrer algumas perturbações ou supressões, nos seguintes períodos:
Barreiro – Terreiro do Paço
02h00 – 09h40
17h00 – 19h30


Terreiro do Paço – Barreiro
02h30 – 10h10
17h30 – 20h15


Serão assegurados nestes períodos transportes alternativos:
• Rodoviários entre: BARREIRO – COINA
• Ferroviários entre: COINA - LISBOA

Últimos comboios com ligação aos alternativos:
Partidas do Areeiro às 09h32 e às 19h42

Nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro de 2009, os títulos de transporte da Soflusa são também válidos em todas as ligações da Transtejo.



In Soflusa



24.12.2008 - 12:31
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:34 por SMTCB-Fórum

Barcos Barreiro – Lisboa
Sindicato suspende greve na Soflusa

Greve


"Segundo divulga a LUSA o Sindicato dos Fluviais, divulgou que suspende a greve que estava marcada para a próxima semana, nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro."


Refere a notícia da LUSA que o presidente do Sindicato, Albano Rita, salienta que “o sindicato se vai reorganizar depois da "ofensiva" da empresa contra aquilo que considera serem os direitos dos trabalhadores, numa referência à carta da administração, propondo directamente o acordo salarial.
Segundo Albano Rita - "A carta que a administração enviou aos trabalhadores será enviada aos órgãos de soberania e vamo-nos reorganizar", acrescenta o dirigente sindical que os trabalhadores “não querem prejudicar mais os utentes", e que “Ter os utentes contra os trabalhadores também não é o que queremos".
De sublinhar que foi marcado um plenário dos trabalhadores para o dia 14 de Janeiro.



In Carris



09.01.2009 - 17:35
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:37 por SMTCB-Fórum


Reposição da ligação
de Ferry ao Cais do Sodré

Ferry


Senhor Passageiro,

Na sequência da inauguração do Interface do Cais do Sodré, será reposto o transporte de veículos entre Cacilhas e o Cais do Sodré, a partir das 00h00 do próximo domingo, dia 15 de Março de 2009.

O serviço de ferry far-se-á com uma frequência de 40 minutos, tanto em Cacilhas como no Cais do Sodré, podendo eventualmente ocorrer algumas perturbações, até dia 20 de Março, devido a razões de ordem técnica, que se prendem com a falta de um pontão no Cais do Sodré.

Mais se informa que poderão ainda ocorrer perturbações nos horários dos cacilheiros, relativamente à situação actual.

Procuramos ser breves na manutenção do referido pontão, tentando minimizar os períodos de espera. Apelamos à vossa compreensão, lamentando o transtorno causado.



In Transtejo



14.03.2009 - 18:16
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:37 por SMTCB-Fórum


Pré-aviso de greve na Soflusa
Sindicatos defendem direito a tempo de refeição

Greve


"Três dos sindicatos de trabalhadores da Soflusa apresentaram, a 27 de Março, um pré-aviso de greve que terá efeitos “a partir de 17 de Abril e por tempo indeterminado”. Em causa está garantir “o tempo necessário para a tomada de refeição previsto no AE"


“Devido a situações que estão a ocorrer relativas ao tempo necessário para a tomada de refeição, que tem originado protestos dos trabalhadores, estes Sindicatos entregaram um pré-aviso de greve para a defesa de um direito elementar, que é «o tempo necessário para a tomada de refeição»”, referem em comunicado o SNTSF - Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, o SITEMAQ - Sindicato da Mestrança e Marinhagem da Marinha Mercante, Fogueiros de Terra e Energia e o SIMAMEVIP - Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Transitários, Agências de Viagens e Pesca. Defensores de que “os direitos se defendem com o seu exercício”, os sindicalistas avançam que este pré-aviso de greve é “uma forma de dar mais força à defesa deste direito”.

Em comunicado é ainda anunciado um aguardar de respostas da parte da Administração da Soflusa para discutir com os trabalhadores. Segundo referido quanto às negociações em curso para 2009, “na última reunião a Administração da Soflusa evoluiu na sua proposta, colocando-a ao nível daquilo que está a ser negociado em outras empresas do sector, ou seja, 2,9 por cento na tabela e restantes cláusulas de expressão pecuniária”. “Estes Sindicatos não alteraram a sua propostas e colocaram questões que consideram importantes para uma resposta final. Defendem estes Sindicatos que, a data da produção de efeitos para os novos salários seja 1 de Fevereiro de 2009”, afirmam.

O documento enviado à imprensa enuncia ainda a defesa de que “as novas soluções para a carreira comercial, independentemente do tempo que vier a demorar as discussão, (tendo a empresa falado em 3 meses), produza efeitos também a 1 de Fevereiro”. “Estas são as questões determinantes a abordar na próxima reunião, que é dia 1 de Abril às 10h30m e das quais dependerá a evolução por parte dos Sindicatos, numa aproximação às posições que possibilitem um acordo na Soflusa, concluem no comunicado.



A Soflusa, responsável pelas ligações fluviais entre Barreiro eLisboa, vai fazer nova greve. Os três sindicatos da empresa emitiram umpré-aviso de greve, com efeitos a partir de 17 de Abril, para reivindicar«tempo necessário para tomarema refeição». Através de um comunicado,os sindicatos abordam ainda os aumentos salariais na empresa.



In Jornal do Barreiro/Deskak



31.03.2009 - 19:13
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:40 por SMTCB-Fórum

Exposição no Montijo
“Travessia no Tempo: uma viagem pela história da travessia fluvial do Tejo”

TT


A Exposição “Travessia no Tempo, uma viagem pela história da Travessia Fluvial do Tejo” é inaugurada na próxima quinta-feira, dia 16 de abril, e estará patente ao público, de 17 de Abril a 10 de Maio, na Galeria Municipal do Montijo.

A exposição pretende ser uma viagem ao passado e um encontro com as memórias de milhares de passageiros que diariamente e durante 30 anos, fizeram dos barcos da Transtejo um meio de transporte com história.

De acordo com João Pintassilgo, presidente da Transtejo, “a exposição vai permitir recordar pessoas, lugares e viagens que ao longo do tempo fizeram da Transtejo uma empresa de Transportes Fluviais, que reflecte as constantes mudanças da história do nosso país."

A exposição que vai ser inaugurada no dia 16 de Abril, às 17 horas, na Galeria Municipal conta com a presença do presidente da Transtejo, João Pintassilgo e da Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Maria Amélia Antunes.
Trata-se de uma iniciativa da organização da Transtejo e da Soflusa, com o apoio da Câmara Municipal de Montijo.

Uma viagem ao passado, ao encontro de objectos que remetem para o universo náutico da Transtejo

Uma viagem ao passado, à história e à evolução da travessia fluvial do Tejo e da própria Transtejo é o que promete a mostra, que inclui para além dos painéis ilustrativos de factos históricos da referida travessia, maquetes de navios (catamarans, cacilheiros, entre outros), instrumentos náuticos como faróis de bordo e outros objectos do espólio da Transtejo.

Ao longo da exposição, os visitantes poderão encontrar ambientes distintos com textos ilustrados com fotografias, diversos objectos que remetem para o universo náutico da Transtejo e a apresentação cronológica dos momentos mais marcantes e expressivos da história da empresa.

"Exposição vai permitir recordar pessoas, lugares e viagens que ao longo do tempo fizeram da Transtejo uma empresa de Transportes Fluviais"

De acordo com João Pintassilgo, presidente da Transtejo, “ Esta exposição vai permitir recordar pessoas, lugares e viagens que ao longo do tempo fizeram da Transtejo uma empresa de Transportes Fluviais que reflecte as constantes mudanças da história do nosso país. Por este motivo, resolvemos tornar esta exposição itinerante, para garantir a participação de um público mais diversificado, desejando que desta forma possamos contribuir para uma maior sensibilização na utilização do transporte público”.

“Travessia no Tempo: uma viagem pela história da travessia fluvial do Tejo” estará patente de 17 de Abril a 10 de Maio, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, aos sábados, domingos e feriados das 14 às 19 horas..



In Rostos



14.04.2009 - 22:33
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

SMTCB-Fórum

Mensagem Sex 10 Jul 2009 - 13:41 por SMTCB-Fórum



Transtejo - Dia 13 de Junho
Alteração de Horários

Soflusa


Senhor passageiro, Por motivo de feriado municipal em Lisboa dia 13 de Junho, a Transtejo irá realizar Horário de Feriado, nas ligações:

- Montijo - Cais do Sodré
- Seixal - Cais do Sodré
- Trafaria - P. Brandão - Belém

Informação disponível também nas instalações Soflusa/Transtejo.




In Transtejo



09.06.2009 - 10:23
Imprimir a Noticia

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos