Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O transporte ferroviário para ser eficaz tem que ter passageiros - . Ligação Barreiro Faro não regista procura (14.12.09 - In Rostos)

Ir para baixo

14122009

Mensagem 

cp O transporte ferroviário para ser eficaz tem que ter passageiros - . Ligação Barreiro Faro não regista procura (14.12.09 - In Rostos)




NO BARREIRO
Bruno Martins, porta voz da CP
O transporte ferroviário para ser eficaz tem que ter passageiros


O transporte ferroviário para ser eficaz tem que ter passageiros - . Ligação Barreiro Faro não regista procura (14.12.09 - In Rostos) 30499

. Ligação Barreiro Faro não regista procura

Bruno Martins, porta voz da CP, num breve diálogo com os órgãos de comunicação social, referiu que a suspensão da ligação do Barreiro a Faro, resultou do facto de ser “um comboio que não tem registado níveis de procura”.

O porta voz da CP sublinhou que - “a CP não faz isto por uma questão de lucro, porque a CP presta um serviço público.”

“Este comboio é tudo menos ambientalmente eficiente” – sublinhou, Bruno Martins, porque, disse, - “o comboio vai vazio e não serve as populações.”

Bruno Martins, porta voz da CP, num breve diálogo com os órgãos de comunicação social, sublinhou que – “A CP partilha das opiniões expressas pelo Partido Ecologista “Os Verdes” em defesa do transporte ferroviário, em defesa do serviço público ferroviário e da mobilidade das populações.”

É um comboio que não tem registado níveis de procura

“O que a CP faz, e, está a fazer aqui, é a adaptar, os serviços e os recursos disponíveis, às necessidades das populações, adaptando a tipologia de cada serviço ferroviário à sua vocação, indo sempre ao encontro dos interesses das populações.
Este comboio desaparece. É verdade. Mas este é um comboio que não tem registado níveis de procura, minimamente suficientes.
É um comboio que regista menos que um passageiro, por comboio, com destino ao Barreiro.” – salienta Bruno Martins.

Novo horário presta melhor serviço às populações

“Detectou a CP que este era um comboio que dada a diferença entre a sua tipologia e a distância quilométrica, que estava a fazer, não estava a ir ao encontro das necessidades das populações.
Nesse sentido reviu todo o horário, e, decidiu, com base do que foi recebendo de solicitação dos seus clientes, apostar mais na zona de uma mobilidade mais curta, sentindo-se que havia necessidade de reforçar a circulação na zona abaixo de Setúbal.
Foi isso que foi feito, com mais serviços. Este novo horário presta melhor serviço às populações e vai ao encontro das necessidades das pessoas.” – sublinhou o porta voz da CP.


Este comboio é tudo menos ambientalmente eficiente

O porta voz da CP sublinhou que - “a CP não faz isto por uma questão de lucro, porque a CP presta um serviço público.”
Por outro lado, referiu Bruno Martins, que – “o serviço poderá ter um aumento de menos de uma hora, com os transbordos e são poucos os passageiros que o fazem.”
O porta voz da CP salientou que – “o transporte ferroviário para ser eficaz do ponto de vista ambiental tem que ter passageiros.
“Este comboio é tudo menos ambientalmente eficiente” – sublinhou, porque, disse, - “o comboio vai vazio e não serve as populações.”

Horário entra em vigor num domingo

Questionado sobre as razões porque não houve informação prévia aos utentes sobre a suspensão desta ligação entre Barreiro e Faro, responde que – “a informação foi dada dentro dos prazos normais.
E o horário entra em vigor num domingo, para que haja adaptação ao novo horário.”

A CP divulgou aos órgãos de comunicação social o seguinte comunicado:

CP reforça mobilidade a sul do Tejo

Chegaram nos últimos dias a público uma série de notícias sobre a introdução do novo horário dos serviços da CP a sul do Tejo e, mais concretamente, sobre a eliminação da ligação directa em comboio regional entre o Barreiro e Faro.
A CP esclarece que essa alteração decorre de ajustamentos na oferta de transporte de forma a adequar os serviços às necessidades dos passageiros, garantindo a mobilidade nas diversas populações das regiões abrangidas.

De facto, o actual comboio regional Barreiro-Faro, efectuava um percurso de cerca de 290 quilómetros, com tempos de viagem da ordem das 04H20. A análise à oferta implementada, às taxas de ocupação dos diversos serviços na região e às solicitações de várias entidades e autarquias, nomeadamente na região do Alentejo, foi factor determinante para a implementação da decisão de alteração da oferta disponível, que ficou reforçada.
Entre o Barreiro e Praias do Sado, os clientes têm à disposição o serviço de comboios urbanos da CP. No serviço regional, em vez dos actuais 4 comboios existentes, passam a existir 8, assegurando ligações Setúbal-Tunes, Funcheira-Tunes e Funcheira- Setúibal.
Em simultâneo, a ligação do Barreiro ao Algarve será assegurada através de enlace, em Pinhal Novo, aos comboios Alfa Pendular e Intercidades com destino a Faro, cuja oferta contempla horários praticamente sobrepostos ao do actual comboio regional.

Tendo em consideração que a principal missão do serviço regional é assegurar mobilidade em percursos de curta/média distância, os novos horários regionais reforçam a conveniência na mobilidade diária para os clientes quer a norte, quer a sul, da Funcheira. Por outro lado, os clientes de longa distância têm também a sua mobilidade assegurada pelos comboios Alfa Pendular e Intercidades.
De realçar que uma das principais motivações para a alteração do serviço a partir do Barreiro prende-se com reduzidos níveis de procura registados nos percursos mais longos, em comboio regional. Em Novembro passado, nos cerca de 60 comboios efectuados (duas ligações diárias regionais Barreiro-Faro), apenas 345 passageiros com origem no Barreiro tiveram como destino uma estação algarvia e apenas 26 fizeram a ligação Barreiro-Faro. A procura de indicies de sustentabilidade social e ambiental que a CP deve privilegiar, enquanto objectivo estratégico da empresa, fica desta forma claramente favorecida, mantendo os níveis de serviço necessários às populações. Em termos ambientais, as emissões específicas de gases com efeito estufa por passageiro serão claramente reduzidos com esta oferta.

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=30499&mostra=2
SMTCB-Fórum
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos