Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Metro inicia teste de bilhetes no telemóvel (07.10.09 In TVI24)

Ir para baixo

08102009

Mensagem 

metrolisboa Metro inicia teste de bilhetes no telemóvel (07.10.09 In TVI24)




Metro inicia teste de bilhetes no telemóvel - O projecto arranca já este mês em Lisboa

]Vinte e cinco pessoas pré-seleccionadas vão testar uma tecnologia inovadora que permite viajar no Metropolitano pagando o bilhete através do telemóvel, solução que irá estender-se depois a outros operadores de transporte de Lisboa, revelou fonte da empresa à Lusa.

O projecto arranca já este mês e na primeira fase, irá apenas abranger o Metro, é uma parceria entre a Otlis - Operadores de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, os três operadores de comunicações móveis nacionais (Optimus, Vodafone e TMN), a Oberthur Technologies (empresa fornecedora dos cartões Lisboa Viva e de telemóvel), o Metro, a Carris, CP e Transtejo/Soflusa.

Com esta solução, os clientes vão poder comprar e carregar o seu título de transporte no próprio telemóvel, num qualquer posto de venda dos operadores de transportes.

Numa fase mais avançada, será também possível efectuar os carregamentos de títulos no próprio telemóvel (eliminando a necessidade de deslocação ao ponto de venda ou a uma caixa multibanco), numa área específica disponível através da Internet Móvel.

O acesso ao transporte público será feito encostando o telemóvel (em substituição dos cartões Lisboa Viva e Viva Viagem) ao validador ou porta de acesso ao cais de embarque e a utilização do telemóvel para aceder ao transporte público será possível mesmo quando o próprio telefone tem a bateria descarregada.

Os participantes do projecto-piloto vão utilizar um telemóvel com a tecnologia NFC, com um cartão SIM, onde estão guardados os títulos de transporte.

Esta solução através da tecnologia NFC está já está massificada em alguns países do Extremo Oriente, nomeadamente no Japão, estando associada a operações diversas, das quais os pagamentos móveis, os transportes e as aplicações para a saúde.

O projecto visa introduzir também uma maior mobilidade na cidade de Lisboa através de uma solução que pretende ser cómoda, segura e fácil e que permita chegar com rapidez a cada destino da rede de transportes públicos de Lisboa.

http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/metro-tecnologia-bilhetes-operadoras-lisboa-tvi24/1094227-4069.html
SMTCB-Fórum
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos