Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Família de “herói” indemniza CP (16.02.2011)

Ir para baixo

17022011

Mensagem 

Família de “herói” indemniza CP (16.02.2011) Empty Família de “herói” indemniza CP (16.02.2011)




Azambuja: Tem de pagar dez mil euros por caso com 20 anos
Família de “herói” indemniza CP


O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, quase vinte anos depois, reduzir de 73 mil para dez mil euros o valor da indemnização a pagar à CP pela família de um homem que morreu numa passagem de nível, em 1991, na zona da Azambuja, ao evitar um acidente que poderia ter causado dezenas de mortos.

A 19 de Junho de 1991, a vítima, que detinha a concessão de uma passagem de nível, saiu da sua quinta transportando, na máquina escavadora que conduzia, uma pesada pá. Quando atravessava a passagem de nível, o mau estado do piso originou a queda da pá na linha do comboio. Sabendo que se aproximava uma composição, o homem tratou de retirar a pá com o braço da escavadora. Conseguiu-o mas já não foi a tempo de desviar a máquina e acabou apanhado pelo comboio, não tendo sobrevivido.

A CP moveu uma acção judicial contra a família do falecido, exigindo o pagamento de uma indemnização pelos danos causados. Mas o Tribunal do Cartaxo não lhe deu razão, tendo a CP, por isso, recorrido da decisão. O Tribunal da Relação de Évora condenou os herdeiros ao pagamento de 73 239,34 euros, por considerar que houve negligência no transporte da pá e por ser da responsabilidade do concessionário manter o piso em bom estado e informar a CP quando o mesmo necessita de obras.

Agora, o STJ reduziu o valor da indemnização para dez mil euros alegando os esforços "heróicos" da vítima que, perdendo a sua vida, evitou uma "tragédia humana". O mesmo acórdão refere ainda que a redução do valor da indemnização a pagar pelos herdeiros da vítima "pouco significará" para uma empresa da dimensão da CP.

In: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/familia-de-heroi-indemniza-cp
SMTCB-Fórum
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos