Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Visita às oficinas da EMEF BARREIRO - 150 Anos dos Caminhos de Ferro no Barreiro

Ir para baixo

11032010

Mensagem 

refer Visita às oficinas da EMEF BARREIRO - 150 Anos dos Caminhos de Ferro no Barreiro




150 Anos dos Caminhos de Ferro no Barreiro
Visita às oficinas da EMEF BARREIRO


150 Anos dos Caminhos de Ferro no Barreiro
Visita às oficinas da EMEF BARREIRO. Dia 13 Março, sábado, 14h00

No âmbito das comemorações dos 150 Anos dos Caminhos de Ferro no Barreiro, a Câmara Municipal do Barreiro em parceria com a EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário, no Barreiro, proporciona uma visita ao interior das oficinas deste espaço ferroviário no próximo dia 13 de Março, sábado pelas 14h00.

A sua inauguração teve lugar a 28 de Janeiro de 1861, e mantém ainda hoje o mesmo aspecto exterior com 65m de frente, 16 vãos de janelas e portas, três portões e relógio no frontão, com dois lanços de escadas de cantaria onde se desemboca num terraço guarnecido de um gradeamento de ferro.
“Tinha quatro salas muito espaçosas para passageiros, e instalações para várias repartições, possuindo anexos, do lado sul, para armazéns de mercadorias servidos por duas linhas, estação telegráfica, etc. A gare, com 32 metros de largura por 67 de comprimento e plataforma com cinco vias para o movimento, era no centro da estação, coberta de vidro e ferro galvanizado. Do lado norte estavam montadas diversas oficinas. Toda a sua área média 6460m2.» O Barreiro Antigo e Moderno, Armando da Silva Pais.
Mas os passageiros, que se dirigiam à capital, tinham que percorrer ainda dois quilómetros para apanhar “o vapor” na ponta do Mexilhoeiro – junto aos Moinhos de Alburrica – facto que levou à construção de uma nova estação inaugurada a 1884. Na sua arquitectura reconhecem-se manifestações artísticas, típicas do Romantismo, como o “estilo” Neo-manuelino – cuja Estação do Rossio, em Lisboa, constitui o seu melhor exemplo.

As antigas instalações da Estação foram transformadas em Oficinas Gerais para reparação do material circulante, primeiro a vapor depois a diesel – sendo o edifício que hoje conhecemos resultado de uma intervenção dos anos 1933 e 1935.

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=131493&mostra=2
SMTCB-Fórum
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos