Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

150 Anos de Caminhos de Ferro no Barreiro - Património de Afectos em exposição

Ir para baixo

02022010

Mensagem 

150 Anos de Caminhos de Ferro no Barreiro - Património de Afectos em exposição Empty 150 Anos de Caminhos de Ferro no Barreiro - Património de Afectos em exposição




Na Galeria Municipal de Arte
150 Anos de Caminhos de Ferro no Barreiro
– Património de Afectos em exposição


No âmbito das comemorações da chegada dos Caminhos de Ferro ao Barreiro, promovidas pela Câmara Municipal (CMB) em colaboração com a CP – Caminhos de Ferro Portugueses, REFER – Rede Ferroviária Nacional, EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário e Fundação do Museu Nacional Ferroviário, inaugura hoje, terça-feira, dia 2 de Fevereiro, pelas 18h00, na Galeria Municipal de Arte, a exposição 150 Anos de Caminhos-de-Ferro no Barreiro – Património de Afectos.

A escolha de 2 de Fevereiro de 2010 para data de inauguração justifica-se pelo facto de nesse mesmo dia se assinalar o 151º aniversário da viagem inaugural efectuada pelo Rei D. Pedro V e a Família Real com destino a Vendas Novas, no ido ano de 1859.

A sessão contará com a presença do Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, e da Vereadora responsável pela Acção Sócio Cultural da CMB, Regina Janeiro.

Música na Inauguração

A inauguração da mostra contará com a actuação do Grupo Coral Alentejano Os Amigos do Barreiro, que cantará o conhecido tema popular Quando Eu Cheguei ao Barreiro, e do Grupo Animae Vox, que irá apresentar a peça O Coro dos Escravos, da Ópera Nabuco, de Verdi.

Trinta e oito particulares/instituições colaboraram neste núcleo da exposição. Entre eles: Instituto dos Ferroviários, Grupo Desportivo Ferroviários, Oficinas da EMEF e Fundação do Museu Nacional Ferroviário – este último cedeu material diversificado para o espaço criança distribuído por três salas da Galeria.
Ainda nesta mostra passará, em permanência, o filme “Barreiro”, de Artur Bourdain de Macedo, cedido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Sul e Sueste (BVSS), com imagens do Barreiro dos anos vinte do século passado. A recuperação do filme resulta de uma parceria entre os BVSS e a Cinemateca.
Dois núcleos

Na Galeria Municipal estará o Núcleo 1 desta exposição, que tratará da vertente mais humana, cultural e associativa da tradição ferroviária. O Núcleo 2 da mostra abrirá ao público em Abril no Ex–Quartel de Bombeiros de Sul e Sueste e debruçar-se-á sobre temas mais relacionados com a condição ferroviária: a história, os homens, o trabalho e as profissões.

Esta é uma das actividades que a CMB, em colaboração com a CP, REFER, EMEF e Fundação do Museu Nacional Ferroviário, se encontra a desenvolver entre 2009 e 2011. Estas actividades incluem concertos, conferências, visitas dirigidas a diversos públicos, exposições, edições e concursos.

In: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=131449&mostra=2
SMTCB-Fórum
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos