Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Larga maioria dos comboios previstos para esta quarta-feira não irá circular devido à greve (15.02.2011)

Ir para baixo

15022011

Mensagem 

cp Larga maioria dos comboios previstos para esta quarta-feira não irá circular devido à greve (15.02.2011)




Situação mantém-se na quinta-feira
Larga maioria dos comboios previstos para esta quarta-feira não irá circular devido à greve


Depois da greve dos maquinistas, que esta terça-feira causou fortes perturbações nas linhas das regiões de Lisboa, do Porto e no longo curso, a circulação da “larga maioria” dos comboios será anulada esta quarta-feira.

A greve dos revisores e trabalhadores das bilheteiras, que arranca às 22h desta terça-feira, terá efeitos na paralisação que deverão estender-se até quinta-feira de manhã, principalmente nos comboios de longo curso.

A CP prevê uma quarta-feira “complicada” e recomenda aos passageiros que procurem alternativas, uma vez que não vai assegurar transportes alternativos nem foram definidos serviços mínimos. “Prevê-se um dia muito complicado com a supressão da larga maioria dos comboios, uma vez que não estão decretados serviços mínimos”, confirmou a porta-voz da empresa, Ana Portela.

É que, explicou ao PÚBLICO, a lei impõe que a circulação dos comboios não pode ser assegurada apenas pelo maquinista, sendo necessário também um revisor, pelo que, nas composições onde apenas haja um elemento, o comboio não sairá da estação.

Os sindicatos esperam uma “grande adesão” dos trabalhadores, que contestam os cortes salariais e os planos de encerramento de algumas linhas um pouco por todo o país. Luís Bravo, presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial e Itinerante, escusa-se a antecipar números sobre a adesão à greve, mas garante que “apenas dez por cento dos comboios vão funcionar em todo o país”.

A paralisação de 24 horas levará também à supressão de comboios na manhã de quinta-feira, “sendo a normalidade da circulação previsivelmente retomada ao longo do dia”, revelou a CP, escusando-se a adiantar o número de anulações de comboios previstas para quarta e quinta-feira.

Esta terça-feira, e embora a greve dos maquinistas tenha terminado às 9h, a circulação de comboios nas regiões de Lisboa e do Porto manteve perturbações ao longo de todo o dia. A CP ainda conseguiu que alguns Alfa Pendulares, Intercidades e regionais realizassem o serviço durante a tarde.

De acordo com o Sindicato do Maquinistas, a greve teve “adesão total”, mas o dirigente António Medeiros assegurou à Lusa que os trabalhadores cumpriram os serviços mínimos “de acordo com a deliberação do tribunal arbitral”. Porém, a CP garante que os trabalhadores não cumpriram a decisão. “No Porto, só um comboio [dos 14] de serviços mínimos não foi realizado, enquanto em Lisboa ficaram cerca 20 por cento dos serviços mínimos por realizar”, afirmou a porta-voz.

Processos disciplinares

Ana Portela avançou que “o conselho de administração deu instruções no sentido de serem instaurados procedimentos disciplinares aos trabalhadores” em alegado incumprimento.

O sindicato, por seu turno, acusou a empresa de ter desrespeitado os itinerários definidos na decisão arbitral. “A empresa privilegiou uns itinerários em prejuízo de outros. É uma opção que tem de assumir, não pode é sacudir a água do capote, desculpabilizando-se perante a opinião pública e atribuindo essa responsabilidade aos maquinistas”, frisou António Medeiros.

Entre as 5h e as 9h, os comboios suburbanos circularam de hora a hora e os passageiros não escondiam o seu desagrado, segundo relatos da Lusa. Na linha de Cascais, os utentes mostraram-se indignados com a falta de comboios com destino às estações intermédias. Quem quis ir para as estações entre Algés e Oeiras e entre Oeiras e São Pedro do Estoril teve dificuldades e acabou por seguir de táxi.

A diminuição do número de comboios a circular na Linha de Sintra agravou também o tempo de espera dos passageiros na estação de Agualva-Cacém, que se mostraram revoltados com as dificuldades para se deslocarem. No Porto, as linhas também sofreram perturbações.

In: http://economia.publico.pt/Noticia/larga-maioria-dos-comboios-previstos-para-hoje-nao-ira-circular-devido-a-greve-na-cp_1480498
SMTCB-Fórum
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit
- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos