Portugueses optimizam comboios de AV da Siemens (29.09.2010)

Ir em baixo

29092010

Mensagem 

Portugueses optimizam comboios de AV da Siemens (29.09.2010)




Na área da aerodinâmica
Portugueses optimizam comboios de AV da Siemens


Investigadores portugueses vão participar num projecto para optimizar a aerodinâmica dos comboios de alta velocidade ferroviária da Siemens, ao abrigo de um protocolo de colaboração que foi assinado entre a Siemens e o IDMEC – Instituto Superior Técnico. O acordo foi assinado na sede da Siemens, em Alfragide, numa cerimónia que contou com as presenças do secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, do administrador-delegado da Siemens, Carlos Melo Ribeiro, do presidente do IDMEC, Carlos Alberto Mota Soares, do director geral da divisão de Mobility da Siemens Portugal, Manuel Nunes, entre outros.
A iniciativa insere-se num vasto programa de investigação da Siemens AG no âmbito da aerodinâmica aplicada à alta velocidade ferroviária e reflecte a aposta continuada da multinacional alemã em Portugal, marcando o arranque de um projecto emblemático no campo da Investigação, Desenvolvimento e Inovação.
Em concreto, os investigadores portugueses vão estudar, numa primeira fase, na optimização computacional da aerodinâmica do Velaro, melhorando os efeitos da configuração dos recortes dos bogies e das zonas de ligação entre carruagens.
Numa segunda fase pretende-se desenvolver protótipos, recorrendo a ensaios em túnel de vento. A investigação e o desenvolvimento contínuo na área da aerodinâmica plataforma de alta velocidade tem como objectivo a melhoria do conforto dos passageiros, assim como a eficiência energética dos comboios.
O projecto irá permitir «reforçar as capacidades da engenharia portuguesa numa área que é de futuro», referiu Carlos Melo Ribeiro, adiantando que a «ferrovia é a única alternativa para a mobilidade das populações, sobretudo numa situação como a actual caracterizada pelas mega-cidades e pela previsível limitação do espaço aéreo».
Para o presidente do IDMEC, esta será a «primeira aplicação da investigação portuguesa em aerodinâmica computacional em projectos ferroviários», salientando que o Instituto Superior Técnico e o IDMEC já participaram em 250 projectos a nível europeu nos últimos 20 anos, incluindo 30 na área ferroviária.
Por sua vez, o secretário de Estado dos Transportes referiu que é «fundamental a ligação da Universidade ao mundo da indústria, especialmente porque se trata de um projecto na área da ferrovia».

In: http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=2156

_________________________________
avatar
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum