Fertagus celebra 11.º aniversário com crescimento de 2% Valor entregue ao Estado subiu para 11 milhões (28.07.2010)

Ir em baixo

28072010

Mensagem 

fertagus Fertagus celebra 11.º aniversário com crescimento de 2% Valor entregue ao Estado subiu para 11 milhões (28.07.2010)




ALMADA - Fertagus celebra 11.º aniversário com crescimento de 2%
Valor entregue ao Estado subiu para 11 milhões


ALMADA - Fertagus celebra 11.º aniversário com crescimento de 2%
Valor entregue ao Estado subiu para 11 milhões

• Mais de 180 milhões de passageiros já atravessaram a Ponte de comboio
• 20 mil veículos retirados da ponte por dia
• Em termos de satisfação global, o serviço da Fertagus alcança uma nota record de 4,5 pontos numa escala de 1 a 5

A Fertagus, empresa do Grupo Barraqueiro concessionária da gestão e exploração da linha ferroviária do Eixo Norte/Sul, que inclui a travessia do Tejo através da Ponte 25 de Abril, celebra, amanhã, o seu 11º aniversário com um crescimento de dois por cento no número de passageiros transportados.

A empresa transportou, em 2009, uma média diária de 85 mil passageiros, e mais de 180 milhões ao longo da última década, que expressaram um nível de satisfação (4,5 numa escala de 1 a 5), continuando a evocar os valores da eficiência, confiança, inovação e estabilidade para justificar a sua preferência.
Merece ainda referência o aumento do valor entregue ao Estado pela Fertagus, decorrente da partilha do excedente de receitas que, em 2009, atingiu os dois milhões de euros. A Fertagus entregou já ao Estado, desde o início da operação, 11 milhões de euros. Recorde-se que o prazo de concessão da Fertagus é de 20 anos, prolongando-se a operação até ao final de 2019.

Grupo Barraqueiro poupa ao Estado 120 milhões de euros

Além da Concessão da linha ferroviária do Eixo Norte/Sul, que inclui a travessia do Tejo através da Ponte 25 de Abril, o Grupo Barraqueiro assumiu a gestão e exploração do Metro Sul do Tejo e, em 2010, a Operação e Manutenção do Metro do Porto. Saliente-se que, neste último caso, a proposta do Grupo Barraqueiro representa para o Estado Português uma economia de 120 milhões de euros, relativamente ao concessionário anterior, a Transdev.
Para o futuro, a Fertagus pretende constituir-se como a primeira empresa de serviço ferroviário a apresentar auto-sustentação económica, bem como aprofundar o Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança, melhorar a integração do seu serviço com o Metro Sul do Tejo e, ainda, consolidar uma política de qualificação e valorização dos seus Recursos Humanos.

Sobre a Fertagus

A FERTAGUS, empresa do Grupo Barraqueiro, venceu o concurso público internacional para a exploração do Eixo Ferroviário Norte/Sul, tendo-lhe sido atribuída a concessão para o transporte suburbano de passageiros, com base em critérios de qualidade da sua proposta ao nível da intermodalidade, tempos de percurso, tarifário e modelo financeiro. No âmbito do contrato de concessão, a Fertagus assegura a exploração da ligação ferroviária, a segurança, manutenção dos comboios e de algumas das estações da Margem Sul (do Pragal a Penalva), sendo também responsável pela venda de títulos de transporte de Eixo Ferroviário Norte/Sul, assim como pelo recrutamento, formação e gestão de toda a equipa a operar nos comboios e estações. Actualmente a FERTAGUS serve 14 estações numa extensão de linha com cerca de 54km.

In: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=41505&mostra=2

_________________________________
avatar
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum