Refer prolonga campanha “Pare, Escute, Olhe” (22.06.2010)

Ir em baixo

22062010

Mensagem 

refer Refer prolonga campanha “Pare, Escute, Olhe” (22.06.2010)




Mais um ano
Refer prolonga campanha “Pare, Escute, Olhe”


A Refer anunciou que vai prolongar durante mais um ano a campanha de segurança “Pare, Escute, Olhe”, apostando essencialmente no reforço de acções nas escolas e em acções de sensibilização junto dos utilizadores mais frequentes. Este prolongamento foi revelado na sessão de apresentação da análise e conclusões da Consulta Pública do “Livro Verde sobre Segurança em Passagens de Nível”, cujo processo decorreu entre 18 de Dezembro de 2009 e 31 de Março de 2010. «Tendo apurado que a campanha contribuiu para o objectivo de redução do número de acidentes em passagens de nível, entendemos prolongá-lo mais um ano», afirmou António Viana, responsável da empresa pela segurança em passagens de nível.
Das conclusões da Consulta Pública do “Livro Verde sobre Segurança em Passagens de Nível” saíram algumas recomendações, designadamente a sensibilização dos operadores ferroviários para que seja cumprida a sinalização instalada e dos gestores da infra-estrutura rodoviária para a implementação das devidas condições de segurança na interface das passagens de nível.
A punição pelas autoridades policiais das infracções às regras de travessia das passagens de nível através de coimas ou multas e o reforço da divulgação pública do enquadramento legal de suporte à aplicação de coimas são mais duas recomendações do documento.
Uma outra recomendação consiste na implementação de projectos de cooperação técnica e inovação com empresas e instituições de ensino. Nesse âmbito foi assinado um protocolo entre a Refer, a Ambisig e a Ferrovias referente ao projecto da tecnologia da “Passagem de Nível Digital”. O sistema prevê a instalação de câmaras de “visão artificial” para detectar obstáculos nas passagens de nível, transmitindo uma alerta para o comboio para permitir imobilizá-lo e evitar um acidente. Neste momento, a solução já está instalada na passagem de nível do Sabugo na Linha do Oeste, num projecto-piloto que deverá ter uma duração de seis meses. Após o teste da fiabilidade da solução e da sua eficácia, a Refer pondera a possibilidade de instalá-la noutras passagens de nível e avaliá-la em rede.

In: http://www.transportesemrevista.com/Default.aspx?tabid=210&language=pt-PT&id=3439

_________________________________
avatar
SMTCB-Fórum
Fórum Admin

Mensagens : 1550
Registado : 14/02/2008

http://www.smtcb-forum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum